Como aproveitar minha nota do Enem em uma universidade portuguesa?
Desde 2014 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) firmou acordo com diversas faculdades portuguesas com a finalidade de aproveitamento das notas do Enem realizado no Brasil, para o processo seletivo e ingresso nas universidades portuguesas. Esse acordo é conhecido como Enem Portugal.
Esse acordo não envolve ajuda financeira ou bolsa por parte do governo brasileiro, bem como a validação posterior de um diploma de uma universidade portuguesa não é automático comente pelo fato do cidadão ter ingressado por meio do Enem Portugal. Essa validação deverá respeitar as regras brasileiras vigentes à época do pedido.
Esse acordo foi possível devido à uma mudança legislativa que ocorreu em 2014 no tocante a regulamentação dos estudantes estrangeiros em território português. A primeira universidade a assinar o acordo, foi a Universidade de Coimbra, que assinou no próprio ano da mudança legislativa, desde então, mais de 50 universidades portuguesas fazem parte desse acordo interinstitucional de cooperação.
As regras de ingresso são estipuladas pelas próprias universidades. Contudo, uma regra geral é quanto à nacionalidade, pois para o aproveitamento da nota do Enem o candidato não pode ser cidadão europeu, pois nesse caso a forma de ingresso é diferente.
Abaixo trazemos os requisitos mínimos para ingressar nas 03 principais faculdades que fazem parte do acordo:
Universidade de Coimbra – UC
Hoje, a faculdade de Coimbra aceita candidatos que tenham prestado o exame brasileiro nos últimos cinco anos, ou seja, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.
Assim como no Brasil, a nota de corte depende do curso escolhido, porém, a nota mínima de candidatura nesta Universidade é de 500 na escala do Enem – ou de 100 valores na escala portuguesa que vai de 0 a 200 – com uma única exceção, para o curso de mestrado integrado em Medicina Dentária que é 700 na escala Enem.
O cálculo que é feito para verificar se sua nota permite o ingresso em determinado curso, leva em consideração as notas do candidato em que área de conhecimento da prova realizada e depois convertida para a escala de valores portuguesa. O site da universidade oferece uma calculadora automática, caso queira verificar se está apto a ingressar na UC. Clique aqui e verifique sua nota.
Um parêntese, é que não é possível utilizar a nota do Enem para cursar medicina, nesta universidade devido à alta demanda.
Universidade do Aveiro
Bem parecido com as regras da UC esta Universidade também só aceita os exames que tenham sido realizados nos últimos 5 anos, ou seja, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. Contudo, o Enem não tem validade para ingressar no curso de Licenciatura em música.
Sua nota de corte é um pouco menor do que a de Coimbra, sendo considerado candidatos que tenham obtido nota final igual ou superior a 475 pontos, assim, como na Universidade de Coimbra, para saber se sua nota pode ser aproveitada em determinado curso, é necessário verificar a porcentagem adquira em cada área do conhecimento e depois transformá-la na escala de pontos portuguesa. Você pode entender melhor como fazer essa conversão, clicando aqui.
Universidade de Lisboa – ULisboa
A referida universidade não traz em seu site um pré-requisito básico para todos os cursos, mas sim, para cada um. Assim, para o presente foi levado em consideração o edital para o ano letivo de 2024 do curso de direito, um dos mais requisitados pelos candidatos.
Conforme o edital, para o candidato estar apto a ingressar no curso precisa ter alcançado pontos igual ou superior a 600 em determinadas áreas do conhecimento, sendo elas: Ciências humanas e suas tecnologias e linguagem, códigos e suas tecnologias.
O Termo de Adesão, referente ao acordo com as universidades portuguesas, possui vigência de 5 (cinco) anos. Desta feita, ao término desse prazo, a Instituição deve manifestar interesse em renovar a parceria. Aqui, você consegue acessar as instituições com o acordo vigente.